5 fatores que influenciam na potência gerada em um sistema fotovoltaico

No post passado, acesse aqui, foi discorrido sobre os 5 motivos para se instalar um sistema de energia fotovoltaico. Neste será retratado os 5 fatores que mais influenciam a produção de energia solar. Sendo eles a irradiância, temperatura, sujeira, sombreamento e nuvens.

 

1- Irradiância 

A radiação solar é um dos principais fatores que influenciam a produção de energia, uma vez que, a potência de saída varia de acordo com a irradiância. Outros fatores que influenciam a radiação solar, por consequência a potência gerada, são: quantidade de SO2 (Dióxido de enxofre), quantidade de O3 (Ozônio), velocidade do vento, PM10 (partículas menores a 10µm, micrometros, sendo um elemento de poluição atmosférica) e NO (Óxido nítrico)1

No Brasil tem um potencial energético maior que países como Alemanha, sendo o país que mais investe nessa tecnologia, mas possui menor radiação solar que o Brasil.

2- Temperatura

Pode-se imaginar que maiores temperaturas influenciam positivamente a potência de energia gerada, contudo é totalmente ao contrário temperaturas elevadas faz com que a eficiência do sistema fotovoltaico cai e por conseguinte a potência gerada. Essa queda, baseada em estudos, é aproximadamente 1% a cada 2,7°C de elevação de temperatura2

3- Sujeira

Estudos mostram que a sujeira acumulada nos painéis diminuem de forma considerável a  produção de energia solar, isso ocorre devido ao acúmulo de poeira e outros detritos atrapalham a captação  de radiação solar pelos painéis. Essa perda na produção pode chegar a quase 11%3. Por isso, é de suma importância que haja periodicamente a limpeza dos painéis para melhor eficiência destes. 

4- Sombreamento 

O sombreamento ocorre quando algum objeto projeta sombra sobre as placas, podendo ser antenas, muros, árvores e entre outros. Esse fator diminui os raios solares que incidem sobre as placas e há limitação na corrente de todo o sistema 4. Sistemas conectados em série tendem a ter mais perda devido ao sombreamento, dado que, se apenas um módulo tiver sombra isso afetará a eficiência do sistema como um todo.

5- Nuvens

Em dias nublados, onde há maior presença de nuvens ocorre  a interrupção  do caminho direto dos raios do sol até os painéis solares. Desse modo,  diminui a radiação sobre o sistema fotovoltaico, causando assim uma diminuição da corrente na saída dos painéis e, consequentemente, a redução da energia elétrica produzida.











Referências

KRZYSZTOF, Pytel et al. An influence of selected conditions on the production of energy in photovoltaic panels based on correlation coefficients. In: 2016 17th International Carpathian Control Conference (ICCC). IEEE, 2016. p. 401-406.

RIFFEL, D. B. Unidade de osmose reversa acionada por energia solar fotovoltaica sem baterias: simulação, projeto e validação experimental. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2005

 

 RAMLI, Makbul AM et al. On the investigation of photovoltaic output power reduction due to dust accumulation and weather conditions. Renewable Energy, v. 99, p. 836-844, 2016

 

ARAÚJO, A. J. N.; BUENO, T. B. A.; RANK, N. I. Análise dos Fatores de Perdas nos Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica em Curitiba. 85 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Elétrica), Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2016. .