Energia Renováveis

No artigo de hoje iremos falar um pouco mais sobre energia renováveis. Por definição, fontes de energia renováveis são aquelas que se abastecem naturalmente sem se esgotarem na terra. Incluem-se bioenergia, energia hidrelétrica, energia geotérmica, energia solar, energia eólica e energia oceânica (marés e ondas) (ASUMADU-SARKODIE e OWUSU, 2016)

A necessidade por energia se tornou básica, uma vez que, é indispensável utilizar energia para necessidades humanas: alimentação, saúde, transporte, comunicação e entre outros (EDNHOFER, 2011). Com isso, devido ao aumento populacional se tornou ainda mais necessário o acesso e a demanda por energia. Como afirma Asumadu-Sarkodie & Owusu (2016), o desenvolvimento energético está ligado ao desenvolvimento econômico de um país, principalmente em países em desenvolvimento. 

Desde 1950, aproximadamente, a utilização de combustível fósseis (petróleo, gás e carvão) domina a fornecimento de energia, liderando assim, o crescimento de emissão de CO2 (dióxido de carbono) (MITIGATION, 2011).

É notória a importância dos ganhos da utilização de energias renováveis, sendo eles: contribuição no desenvolvimento social e econômico, possibilitar o aumento o acesso à energia e reduzir as emissões de gases (EDNHOFER, 2011).

Segundo a agência internacional de energia (IEA), as energias renováveis tem crescido consideravelmente nos últimos anos, tendo o suporte, principalmente, por políticas de apoio e redução acentuada nos custos de energia solar fotovoltaica e energia eólica.

Podendo, assim, até 2040 serem responsáveis por mais da metade do fornecimento elétrico, se considerar fontes renováveis. Como pode ser visto na figura 1. Sendo essas duas, acrescido a energia hidroelétrica possuem destaque no cenário no setor elétrico. (IAE, 2019). 

 

Figura 1- Cenário de geração de energia renovável no período de 2018-2040. Fonte: IEA (2019), World Energy Outlook 2019, IEA, Paris https://www.iea.org/reports/world-energy-outlook-2019